Quando um casal decide que quer ter um bebê e começa a “tentar”, muitas são as possibilidades para lidar com isso. Tem os que compartilham com a família logo de cara. Há outros que decidem contar só depois de conseguir engravidar. Alguns, logo que confirmam o positivo espalham a novidade! Outros só contam depois dos três meses de gestação, pois o primeiro trimestre tem risco do bebê não se desenvolver.
E aqueles casais que estão na busca de gerar um filho e não conseguem? Será que contam ou não contam para as pessoas próximas o que estão vivendo?
Este questionamento é bastante comum entre homens e mulheres que estão tentando engravidar e encontram dificuldades no caminho.
Não acredito que existam respostas certas e erradas para este tipo de situação. Tudo vai depender de contexto deste casal, como se relacionam com suas famílias de origem, amigos e ambiente de trabalho.
Para refletirmos um pouco sobre esta questão, vou falar um pouco sobre os segredos.
Os temas ou assuntos que são segredos, tem o intuito de ficar invisíveis e protegidos. Às vezes, são tidos como um pacto de sigilo com outra pessoa, gerando uma sensação de ser especial por receber uma revelação importante; outras vezes promovem uma percepção de sobrecarga ou de ficar preso na sua própria história ou da outra pessoa.
Uma questão importante é diferenciar o segredo da privacidade.
A privacidade é saudável, diz respeito à própria pessoa, implica em uma zona de conforto e preservar da intromissão alheia, não afeta a saúde física e emocional de outros.
Já o segredo diz respeito a algo que gera impacto direto no bem-estar e nas escolhas das pessoas, é nocivo e seguidamente temido pela possibilidade da revelação, associado à ansiedade.
Discernir entre o que é campo do segredo e da privacidade é difícil, ao mesmo tempo, pode ser muito útil para amenizar a sensação de isolamento em relação a família e amigos, auxiliando a distinguir o que compartilhar e o que preservar na intimidade do casal. Não é necessário que todos os segredos sejam compartilhados, no entanto é importante compartilhar os segredos com alguém.
Conversar entre o casal sobre as informações que querem compartilhar com os outros, pode inclusive, deixar a relação “livre de segredos”.
Tou tendendo engravidar como eu faço não tou conseguindo
Oi Gisele, é importante procurar auxílio médico para investigar o que pode estar dificultando a gravidez e ajuda psicológica para lidar com este processo.