Comentários sobre a matéria da Revista Donna – Zero Hora (14 e 15 de abril de 2019).
Cada vez que vejo a mídia dando voz aos casais que estão tentando engravidar e estão com dificuldade, fico extremamente feliz! Sinto toda esta alegria porque sei que apesar de uma abertura maior da sociedade para novas formas da constituição de uma família, ainda há muito estigma quando não se consegue engravidar.
Existe uma pressão social para as mulheres engravidarem, aquelas que não querem ter filhos também encontram desafios por esta escolha, mais isto é uma história para outro momento…
Fato é que existe uma expectativa de que os casais tenham filhos. Inclusive, muitas vezes, ocorre uma pressão da própria família gerando estresse no casal, que de alguma forma sente-se na obrigação de dar aos pais o que eles estão pedindo e ao mesmo tempo, experimentam uma responsabilidade de dar a sociedade o que esperam deles.
Às vezes compartilhar o que estão vivendo com pessoas próximas ajuda, pois, recebem apoio e acolhimento, o que deixa o processo um pouco mais leve… por outro lado, ao dividir esta dificuldade, podem experienciar uma tensão e uma sensação de compromisso em não frustrar o outro frente a um negativo.
Iniciativas como esta matéria da Revista Donna, que traz informação e depoimentos de diferentes configurações familiares, dá possibilidade a um grande número de pessoas ter conhecimento a respeito da infertilidade e das técnicas de reprodução assistida, que são grandes aliadas de quem vive esta problemática.
Parabéns aos envolvidos com esta bela matéria!