Atendimentos
Conheça os Atendimentos
Flexibilidade emocional para lidar com os desafios da vida.
Terapia Individual
A psicoterapia é um espaço onde é possível destinar um tempo para refletir sobre si, perceber como somos afetados pelo ambiente, notar e escolher como queremos prosseguir o relacionamento com os outros e consigo mesmo.
É um diálogo que se estabelece entre o paciente e o terapeuta, e na verdade, é muito mais do que isto. É uma conversa com o que está acontecendo no mundo interno, aquela que acontece dentro da sua própria pele e só você mesmo tem acesso, aquela parte mais sensível que tem dentro de cada um de nós, onde moram as nossas emoções, sentimentos, pensamentos, lembranças e sensações.
Fazer terapia é semelhante a arrumar um jardim, olhamos o terreno, analisamos a incidência de luz e umidade, adubamos a terra, mudamos umas plantinhas de lugar e plantamos outras, com a ideia de dar uma renovada e deixar o ambiente mais acolhedor. Ao invés de fazer de fazer isso sozinho, você pode ter a possibilidade de fazer estas transformações com auxílio. Não é o psicólogo que vai lá mudar os vasos de flores de lugar no jardim dos outros, ele vai olhar e descrever o que enxerga a partir da narrativa do paciente sobre seu próprio jardim.
O ato do compartilhar sensações, sentimentos, pensamentos e entendimentos, pode gerar uma experiência de ampliação e clarificação da consciência, e ao notar isto, o paciente irá tomar suas próprias decisões frente ao que percebe.
O relacionamento entre terapeuta e paciente é propício para o desenvolvimento de habilidades, sejam elas intrapessoais (eu comigo mesmo) e interpessoais (eu na relação com os outros). A proposta é de prover no contexto terapêutico, um ambiente de aceitação, acolhimento, apoio e livre de julgamentos, para que as habilidades e objetivos terapêuticos sejam atingidos.
As pessoas que passam pelo processo de terapia têm a possibilidade de desenvolver maior autoconhecimento, ampliar o repertório comportamental frente as dificuldades da vida, aumentar o senso de coerência interna dentre outras vantagens.
Podem se beneficiar com a terapia pessoas com sintomas de ansiedade, depressão, stress, problemas em controlar os impulsos (transtornos alimentares, problemas em controlar a raiva), dificuldades interpessoais (se posicionar, pedir e dizer não), problemas familiares e no trabalho, luto e perdas importantes, e uma diversidade de temáticas que resultam em sofrimento e dor emocional. A psicoterapia auxilia a incrementar a saúde mental em vários contextos distintos, gerando proveitos em amplas dimensões na vida das pessoas. Realizo atendimentos de psicoterapia individual dentro da abordagem das Terapias Comportamentais Contextuais.
Terapia de Casal
A terapia de casal é um processo com momentos de abertura e exploração das emoções, e também com momentos de muita aprendizagem e crescimento.
Diferentes razões trazem os casais para terapia, algumas temáticas comuns são: distanciamento emocional, evitação de conflitos, relações sexuais insatisfatórias ou ausentes, infidelidade, insatisfação no equilíbrio de poder no relacionamento, tomada de decisão em relação a projetos individuais e que impactam na relação, entre outros.
A terapia de casal que proponho realizar tem como base a Terapia Comportamental Integrativa de Casal (Integrative Behavioral Couple Therapy-IBCT). Ela pressupõe uma avaliação inicial com quatro encontros. A primeira sessão é com o casal junto, as duas entrevistas seguintes são com cada parceiro(a) individualmente, onde são utilizados alguns questionários.
Com o levantamento das entrevistas e questionários, é elaborado um documento que é compartilhado com o casal na quarta consulta, para a
devolução do entendimento da situação e oferecer um plano de tratamento a partir dos objetivos definidos.
O termo ‘Integrativa’ da IBCT, sugere integração entre a mudança e a aceitação. Muitos casais procuram auxilio profissional com o desejo de manter a relação, para tanto aceitar e tolerar alguns comportamentos do outro é tão importante quanto o desejo de mudança.
A terapia vai ao encontro de auxiliar o casal a identificar que comportamentos podem ser aceitos e quais os que desejam ser modificado.
A terapia de casal é um processo com momentos de abertura e exploração das emoções, e também com momentos de muita aprendizagem e crescimento. É necessário ter compromisso e coragem para sair da zona de conforto, se lançar num mundo cheio de novas possibilidades para ir em direção a uma vida que vale a pena!
Terapia de Família
Estimula o desenvolvimento de uma comunicação mais clara e promove um modo de viver mais consistente com seus próprios valores e também os da família, possibilitando uma conversa mais fluida, mesmo em face de dificuldades e sofrimentos.
As famílias buscam por atendimento em diversos contextos, entre eles
estão o desafio da parentalidade na criação dos filhos e adaptação às mudanças do ciclo da vida familiar, limites, conflitos entre irmãos, crises na família (novo membro, perda de um familiar, doença de um membro da família, etc).
Tem como benefício auxiliar as pessoas a estarem mais presentes e atentas nas relações com os familiares, facilitando o olhar dialético, ou seja, não tomando a sua “verdade” como absoluta.
Estimula o desenvolvimento de uma escuta aberta, com a oportunidade de perceber a “verdade” dos outros que estão vivenciando a mesma situação.
A dialética está em ver a sua verdade e também a dos outros, buscando um meio termo. Desta forma, percebe-se vários lados e ajuda a reduzir o extremismo, que por vezes deixam as relações mais tensas e difíceis.
Na terapia é incentivado uma conversa genuína sobre os sentimentos, com a sensibilidade de cuidar e si e das pessoas ali presentes.
Estes dois elementos: escuta aberta e fala genuína, são ingredientes que melhoraram a comunicação, pois, influenciam um diálogo transparente e promovem um modo de viver mais consistente com seus próprios valores e também os da família, possibilitando uma conversa mais fluida, mesmo em face de dificuldades e sofrimentos.
Terapia Online
A terapia online é uma maneira de facilitar o acesso este serviço de psicologia, dando oportunidade a quem tem algum tipo de dificuldade de ir até um consultório para atendimento presencial.
A demanda por serviços via internet é um crescente no mundo contemporâneo, sendo assim, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamentou com a nova resolução de 11 de maio de 2018, a psicoterapia online.
Para tanto, o profissional necessita estar credenciado no CRP para este tipo de serviço.
Todo o rigor ético permanece igual como em um atendimento presencial, garantindo a privacidade e confidencialidade das informações, o que difere é que o encontro será mediado por meio eletrônico.
A terapia online é uma maneira de facilitar este serviço de psicologia:
- Para pessoas que residem em outro país e buscam atendimento na língua materna;
- Para quem não dispõem de acesso a profissionais de psicologia na sua cidade;
- Quando encontram dificuldades para se deslocar até um consultório.
Os atendimentos são realizados por intermédio de aplicativos como Skype ou Zoom, mediante agendamento, possibilitando o atendimento de pessoas que não residem em Porto Alegre.